domingo, 14 de novembro de 2010

Saudade...




Como sentimos saudade...
Sentimos saudade da infância, sentimos saudade de amigos, de ex-namoradas(os), de bichos de estimação. Sentimos saudade dos nossos pais, dos nossos irmãos, da nossa juventude.
Também sentimos saudade de coisas um pouco estranhas...Eu, por exemplo, sinto saudade de Cherry Coke, sim, eu gostava daquilo. Também tenho saudade de outras comidas que não acho mais, como: Zambinos (biscoito sabor pizza), Chocolate Surpresa, Pirocoptero, Kibombom Doce de leite, bala Banda, etc.
Podemos sentir saudade de algo muito relevante em nossas vidas, ou em algo sem tanta importância assim, mas o sentimento é o mesmo, o que muda é o que vem junto.
Existem saudades nostálgicas, gostosas de se sentir...Lembramos com saudade das nossas brincadeiras de criança, dos amigos e de como era boa aquela época sem tantas preocupações. Sentimos saudade da nossa adolescência...das farras, das paixões, das merdas que fazíamos, típicas de "moleques" da nossa idade. Também existe uma saudade meio sonhadora, de algo que nunca presenciamos ou sentimos e que mesmo assim mexe com a gente. Eu (de novo eu), por exemplo, sinto saudade de tempos passados. Adoraria ter vivido na mesma época que Noel Rosa e Cartola, ter presenciado o surgimento da Bossa Nova, comemorar gols de Pelé, Garrrincha e Ademir Menezes, visto Chaplin e seu cinema mudo...Fatos que nunca vi, senti, mas que mesmo assim me dão uma tremenda saudade. Mas também existe aquela saudade que dói, aquela saudade que parece não querer cicatrizar... Saudade de pessoas queridas que partiram, de forma definitiva ou não. Saudade de dores, amores...Saudade na pior das suas definições.
A verdade é...sempre sentiremos saudade. Seja de coisas boas, ruins, irrelevantes ou essenciais, a saudade vai sempre existir, o truque é saber lidar com ela da melhor forma. Eu (prometo que é a ultima vez), por exemplo, tenho minhas saudades, mas procuro fazer de tudo para matá-las. Parece meio cruel né? Mas é isso mesmo. Quando sinto saudade dos tempos antigos, coloco Noel no som, quando sinto saudade de uma comida, procuro algo da mesma época que ainda existe, quando sinto saudade de alguns amores, vejo fotos, cartas, e-mails, etc, sem o menor rancor, apenas lembrando das coisas boas (mais clichê impossível né?). Portanto, se vocês sentirem saudade de algo, matem-na imediatamente. E, de forma alguma, deixem acumulá-la...Liguem para um amigo distante, marquem um almoço com sua melhor amiga do colégio, reúnam a turma da faculdade, se encontrem com antigos companheiros de trabalho, estreitem os laços com suas novas amizades, mantenham forte as ligações com as mais antigas e tornem reais suas amizades virtuais. É a melhor forma de se manter saudável diante de um sentimento incurável.


"A medicina está muito avançada, mas no seu caso não adianta nada...É incurável a sua enfermidade, não há remédio pra curar uma saudade" Trecho da música Diagnóstico de Wilson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário